quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Os desafios do educador.


Os desafios do educador


“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire.


Vivemos numa sociedade, que a cada dia, vem crescendo na busca de novas tecnologias e novos paradigmas. Nosso papel como educador consiste, em acompanhar essa revolução tecnológica e ir em busca de novos desafios. A sociedade passa por muitas mudanças, é preciso além da competência intelectual, do saber específico de cada área do conhecimento, precisamos compreender o mundo do qual fazemos parte, de experimentar novos caminhos e novas aprendizagens, de buscar diferentes possibilidades de crescimento.


Cada vez mais é preciso, a formação e atualização profissional, mesmo frente a tantas tecnologias e modernidades, mas a presença do professor é fundamental nesta construção do conhecimento; pois nossa presença humaniza a educação.


Através da formação continuada nós professores somos desafiados a ir em busca de novos desafios, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa. Precisamos acompanhar este processo de mudanças e adaptar-se as novas tecnologias.


Frente a tantos problemas sociais, cabe a nós professores fazer a diferença, educando com ética e respeito. Temos a responsabilidade resgatar valores morais e sociais, contribuindo assim para a formação integral de nossos educandos. Pois com certeza, queremos sempre formar cidadãos capazes de transformar a realidade onde vivem. Nosso papel é fundamental na sociedade, somos um referencial positivo, o desafio é preparar uma geração para a vida, enfrentando com ética e postura os problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário